Uma eleição, um grande desafio e uma experiência sem igual

Na estrada, de Arapiraca a Maceió, depois de uma estreia em cobertura de eleições |
Foto: Clauderlan Vilela |

O relógio marcava cinco horas e quarenta e cinco minutos. O domingo acabara de começar. E, apesar do despertador ainda não ter alarmado, eu já estava de pé. Era o desafio que estava por vir mexendo comigo e me deixando em alerta. Aliás, poucos minutos depois, eu já recebia as primeiras ligações. No outro lado da linha, um acidente e uma prisão por crime eleitoral em Maceió. Informações que tive que repassar para a redação por estar a mais de uma hora de distância da capital.

Era só o começo de uma "aventura" pelo agreste de Alagoas, com estada em Arapiraca e uma breve passagem por Traipu. Oportunidade esta concedida pelo portal Tudo Na Hora e que eu tive o prazer de vivenciar no dia 7 de outubro deste ano, quando quase dois milhões de alagoanos foram às urnas para votar em seus candidatos a prefeito e vereador.

No segundo maior colégio eleitoral do estado, a manhã foi tranquila, pelo menos era esse o discurso das autoridades que cobriam a eleição, incluindo aí a Polícia Militar, o Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral e a Polícia Federal. Difícil mesmo foi encontrar uma pauta que se sustentasse em virtude da tal calmaria.

O único fato que destoava do aparente clima ordeiro do lugar era a grande quantidade de folhetos nas ruas. Resultado de uma noite de "folia" que deixou as portas dos locais de votação repletas de uma "sujeira maliciosa". Este, aliás, foi o tema da foto principal da matéria que trouxe as primeiras impressões sobre o clima eleitoral arapiraquense.

Por iniciativa própria, criança recolhe folhetos em frente a local de votação em Arapiraca |
Foto: Clauderlan Vilela |

Já em Traipu, apesar das autoridades manterem o mesmo discurso, o clima era diferente. Com a rua principal interditada, os comerciantes do município ainda tiveram que fechar as portas em cumprimento a uma decisão judicial. O motivo: denúncias, muitas denúncias. Embora não tenha sido confirmada, o que se chegava ao Cartório Eleitoral era a ocorrência de uma distribuição gratuita de alimentos em lojas da cidade. A propósito, uma farmacêutica chegou a ser detida por manter as portas abertas.

De volta à Arapiraca, o clima ainda parecia o mesmo. Tanto é que quando fui justificar a ausência do voto por estar a serviço em outra cidade, isso por volta das 16h, pude fazê-lo em um dos principais locais de votação do município sem enfrentar fila. Aliás, neste momento, após muita estrada, entre muitos trechos esburacados, várias ligações, diversas fotos e muitas perguntas e respostas, os primeiros sinais de cansaço já começavam a aparecer para este estreante em cobertura de eleições.

Entre os municípios de Arapiraca e Traipu, boa parte da estrada está esburacada |
Foto: Clauderlan Vilela |

No entanto, a esta altura, isso era apenas um detalhe. Nada que pudesse abalar a satisfação da estreia, que ainda teve participação especial e surpresa, até para mim, na rádio Pajuçara FM Arapiraca. Um pedido do amigo Gilson Silva que não pude negar. Na verdade, foi até um prazer, apesar do nervosismo inicial.

E para fechar o dia, o resultado das urnas e a posterior comemoração do candidato mais votado. Uma experiência que de tão intensa, quase uma semana depois ainda tento assimilar os caminhos e contratempos por que passei. Mas confesso, apesar de ter produzido menos do que eu gostaria, foi um dos desafios mais gratificantes que tive. Afinal de contas, além de vivenciar outra cultura em uma viagem como correspondente de um portal de notícias, não é todo dia que se tem a oportunidade de conhecer outra cidade com tudo pago e ainda ter uma Hilux e um motorista a disposição para o que der e vier.

Portanto, faço questão de agradecer publicamente a Milena Andrade, Luciana Buarque e Daniella Sarmento pela confiança neste humilde aprendiz. Agradeço também a toda equipe TNH e aos demais companheiros do Pajuçara Sistema de Comunicação pelo apoio nessa empreitada, a exemplo do amigo Irineu Inácio, também conhecido como Xié, que não poupou esforços para me levar onde eu precisava ir.

0 comentários :

Postar um comentário

Este blog apresenta relatos e informações de minha trajetória profissional. As postagens aqui publicadas destacam trabalhos realizados e trazem momentos marcantes vivenciados desde a graduação em Jornalismo.