Compras coletivas: bom para quem compra, bom para quem vende

Última parte da matéria. Neste trecho, a reportagem aborda o ponto de vista dos estabelecimentos comerciais e encerra com a opinião de uma consumidora.

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Entre as empresas que já participaram de sites de compras coletivas, a Max Form, inaugurada em 8 de novembro do ano passado, é um dos estabelecimentos que mais lançaram ofertas para seus clientes. Ao todo, já são nove. A empresária Neyla Michele, que já investiu tanto no Descontão Arretado quanto no Groupon, relata que muitas pessoas, que inclusive não efetuaram a compra pelo site, conheceram a empresa através da oferta e hoje são clientes.

“É a oferta ser lançada no site e o telefone não para de tocar. Enquanto as compras ocorrem na internet, outras pessoas nos ligam para negociar pessoalmente. Em quatro dias fechamos com trinta clientes”, diz.

No dia 21 de janeiro deste ano, foi inaugurado em Maceió o Restaurante Meiji. Com um cardápio da culinária japonesa, o estabelecimento ousou em sua estratégia de marketing e conseguiu um recorde, tornando-se a empresa que mais vendeu cupons em sites de compras coletivas em Alagoas [até o fechamento da revista], com 2.272 ofertas vendidas. “Fomos procurados por um representante do Groupon, achamos a proposta interessante e fizemos o acordo. A oferta foi lançada em fevereiro e a partir do primeiro final de semana, ainda na primeira semana do mês, atendemos 200 pedidos. Ficamos lotados durante todo o mês de fevereiro”, revela a gerente do estabelecimento Doralice Maria dos Santos.

Doralice ressalta que o movimento intenso não era esperado. “Ficamos assustados. Não achávamos que seria tanta gente. Inclusive, turistas em visita a Maceió nos conheceram através da oferta. E muitas pessoas vieram mesmo sem comprar a oferta do site. Tivemos que contratar mais três garçons para atender a demanda”, relata.

Ela explica que não há lucro com a venda do produto, mas isso não significa que não há vantagens. “Se for para divulgar é muito interessante. O brasileiro gosta de desconto. E os clientes entram em contato com os amigos para comunicar a oferta. Analisando como estratégia de marketing, o resultado é espetacular”, esclarece.

“O preço se torna muito mais atrativo por serem várias pessoas comprando ao mesmo tempo, e já que o preço é tão bom, posso comprar coisas como uma primeira experiência, para conhecer marcas novas”, revela Carolina Conde Sá, estudante de Administração.

Ela, que já realiza compras pela internet há quatro anos, diz ser comum recomendar ofertas para os amigos. “Já fiz três compras coletivas. Duas foram ofertas alimentícias e uma de cuidado pessoal. Por ser cadastrada no site, recebo as ofertas diárias no meu e-mail; caso uma me interesse, acesso o link da oferta e faço a compra. Eu só reajo às ofertas que me são apresentadas”, conclui.

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Este blog apresenta relatos e informações de minha trajetória profissional. As postagens aqui publicadas destacam trabalhos realizados e trazem momentos marcantes vivenciados desde a graduação em Jornalismo.